Segundo Ciclo
O BICT faz parte de uma estrutura organizada em ciclos, da qual ele é o primeiro. O aluno que se sentir mais inclinado para uma das subáreas pode ingressar em um segundo ciclo, o profissionalizante, e obter, além do diploma de bacharel interdisciplinar em ciência e tecnologia, um diploma em uma área específica. Hoje estão disponíveis no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) os bacharelados em Ciência de Materiais e em Matemática Aplicada como opções de segundo ciclo.

Bacharelado em Ciência de Materiais
Entrada após
66%
da carga horária do BICT
Duração
3+1
anos
A Ciência de Materiais é um campo interdisciplinar que envolve as propriedades da matéria e suas aplicações em várias áreas da ciência e da engenharia. Inclui elementos de física e química aplicados, assim como de matemática e computação, nos estudos teóricos e computacionais de propriedades da estrutura dos materiais. Com a atenção significativa da mídia à nanociência e nanotecnologia nos últimos anos, a Ciência de Materiais foi impulsionada para a vanguarda em muitas universidades. Mais do que simplesmente descobrir materiais ao acaso e explorar suas propriedades, seu objetivo é entendê-los fundamentalmente para que novos materiais com as propriedades desejadas possam ser criados.
O aluno desse curso tem sua formação direcionada à pesquisa, criação, projeção e desenvolvimento, seleção e aplicação industrial de materiais. Devido a uma sólida formação científica, pode desenvolver e projetar novos materiais, propor usos inovadores para materiais já existentes e implementar processos de fabricação eficazes, econômicos, menos poluentes e recicláveis.
Além disso, é um profissional altamente qualificado e interdisciplinar que trabalha com diversas técnicas de processamento, caracterização, seleção e avaliação de desempenho dos materiais e atua na pesquisa, produção, inspeção e controle da qualidade.
Bacharelado em Matemática Aplicada
Entrada após
66%
da carga horária do BICT
Duração
3+1
anos
A capacidade da matemática de transcrever em dados e equações situações reais e complexas oferece uma maneira sistemática de estudar muitos dos problemas da sociedade e fenômenos naturais do mundo. No Bacharelado em Matemática Aplicada, além de ter uma formação teórica sólida dessa ciência, o aluno desenvolve a habilidade de aplicá-la em problemas diversos. Os conhecimentos adquiridos fornecem ferramentas matemáticas, computacionais e estatísticas que possibilitam a aplicação em cenários relacionados com física, química, engenharia, medicina, economia e tecnologia, por exemplo.
Um profissional com essa formação tem competência para atuar como pesquisador, gestor, analista, consultor e empreendedor, podendo trabalhar em indústrias públicas ou privadas; no setor financeiro, de produção ou computacional; em biomatemática; no gerenciamento ambiental, entre outros. O bacharel em Matemática Aplicada também pode optar por cursar um mestrado e/ou doutorado e, com isso, ingressar em uma carreira acadêmica, contribuindo para a construção de novos conhecimentos nessa área ou áreas semelhantes.

