Disciplinas
Com o intuito de oferecer uma estrutura flexível e que permita ao discente moldar sua formação de acordo com suas afinidades e interesses, a organização curricular do BICT é constituída de três tipos de disciplinas: as obrigatórias, as eletivas direcionadas (eletivas do perfil) e as eletivas livres. Maiores comentários sobre elas serão dados a seguir.
Os componentes curriculares, tanto das ciências da natureza como das puramente lógicas, tecnológicas e humanas, procuram proporcionar o contato com conhecimentos científicos atuais, compatíveis com as tecnologias em uso e com os novos conceitos da ciência dentro de uma perspectiva interdisciplinar.
Além de tratar temas como empreendedorismo e inovação, as disciplinas abordam de forma direta ou transversal questões, por exemplo, de humanidade, sustentabilidade e inclusão. Pretende-se com isso consolidar a formação social, cidadã, crítica, ética, responsável e humana do bacharel.
O discente também poderá cursar disciplinas na modalidade à distância, sendo as componentes curriculares ofertadas nessa modalidade de acordo com a demanda do momento.
O BICT não adere ao modelo de pré-requisitos, permitindo que as disciplinas possam ser cursadas na ordem escolhida pelo aluno. Compreendendo que para algumas delas existe uma ordenação mais adequada, esta é indicada como recomendação. A falta de pré-requisitos contribui para a diminuição da retenção e evasão, uma vez que é possível dar continuidade ao curso mesmo havendo reprovações. Essa flexibilidade deve ser usada de forma responsável e é fortemente indicado que as recomendações sejam seguidas.
Obrigatórias
As disciplinas obrigatórias são aquelas que garantem uma formação sólida nas ciências exatas. Estas disciplinas apresentam os assuntos essenciais para que se possa transitar entre as subáreas e, se assim o discente desejar, continuar os estudos direcionando para uma delas.
Elas são responsáveis por 1380h da carga horária do curso. Uma lista com todas elas pode ser encontrada no botão abaixo:
Eletivas Direcionadas
As eletivas direcionadas (eletivas do perfil) são aquelas oferecidas como obrigatórias dos cursos de segundo ciclo e somam 600h. Elas devem permitir maior aprofundamento em assuntos específicos e possibilitar que o estudante experimente as nuances de um curso antes de estar matriculado nele.
Para que se forme no tempo regular em um curso de segundo ciclo é necessário que o aluno escolha suas eletivas direcionadas dentro da lista de obrigatórias do bacharelado de sua escolha. Caso não tenha essa pretensão, então ele tem liberdade para escolher qualquer uma das opções disponíveis no bacharelado em Ciência de Materiais ou em Matemática Aplicada.
Uma lista com todas elas pode ser encontrada no botão abaixo:
Eletivas Livres
Estas são as disciplinas que podem ser escolhidas em qualquer curso de graduação vinculado ou não ao BICT e em pós-graduação da UFPE ou de outra IES reconhecida pelo MEC. Elas oferecem a possibilidade de conhecimento mais abrangente, uma vez que podem ou não estar vinculadas à área de Ciências. Adicionalmente, existe a possibilidade de o discente cursar disciplinas internacionalizadas ofertadas nos cursos de graduação da UFPE. A carga horária total destinada a essas componentes curriculares é de 120h.
Disciplinas por Período
Como citado anteriormente, o aluno tem total liberdade para escolher quais disciplinas quer cursar em cada período. Abaixo está apresentada uma organização por semestre que pretende dispor os conteúdos em uma sequência lógica e permitir a conclusão do curso em três anos. Obviamente, ela não precisa ser seguida, mas é altamente aconselhável que a recomendação seja aceita.
Sob o nome de cada disciplina existe uma sequência de três números referente à sua carga horária: XX-YY-TT. Nessa notação, XX corresponde à C.H teórica, YY à C.H prática e TT à C.H. total. Nos esquemas ainda estão dispostos espaços para as disciplinas eletivas direcionadas (E. D.) e as eletivas livres (E. L).